11 novembro, 2025

O Milagre de São Martinho, Trapalhão


Dizem os mais velhos que, há muitos séculos, um cavaleiro generoso chamado Martinho viajava num dia frio e chuvoso, tão cinzento que até os pardais se abrigaram debaixo das folhas. Montado no seu cavalo branco — que, coitado, já estava farto de escorregar na lama — Martinho tentava encontrar abrigo, mas o destino tinha outros planos.

No meio da estrada, apareceu um pobre homem, encharcado até aos ossos, a tremer mais do que uma folha de videira. Martinho, bondoso, quis ajudá-lo… mas atrapalhado como era, ao tentar cortar a sua capa ao meio, acabou por dar um golpe tão torto que cortou também o cordão do cavalo. O animal, assustado, fugiu a galope, levando metade da capa pendurada no rabo.

Desesperado, Martinho correu atrás dele, tropeçando numa poça e caindo de chapéu dentro da lama — o que fez rir até os anjos lá de cima. Dizem que foi nessa hora que o céu se abriu, não de trovoada, mas de sol. O frio desapareceu e o vento calou-se: o famoso Verão de São Martinho tinha acabado de nascer.

O mendigo, com a metade da capa que restou, riu-se tanto que esqueceu o frio. Martinho, ainda com lama até às orelhas, levantou-se, sorriu e disse:

— Se calhar não sou santo ainda… mas já tenho pinta de milagre!

E desde então, todos os anos, o outono faz uma pausa, o sol regressa e o mundo lembra o cavaleiro generoso — e um bocadinho trapalhão — que, sem querer, criou o mais doce milagre do tempo.🍷🌰

Com carinho,

Daniela Silva 💜

© Todos os direitos reservados.

3 comentários:

  1. Adorei a lenda divertida!
    Feliz dia de São Martinho e boas castanhas!
    beijos, chica

    ResponderEliminar
  2. Que história divertida e singela Daniela!
    Eu não conhecia sobre o milagre de San Martinho!!
    Histórias de cavaleiros me remete à crença de castelos, reis e rainhas...É sempre encantador!!
    Adorei conhecer!!
    Aproveito para desejar uma maravilhosa semana!!! :))))

    ResponderEliminar
  3. Justamente esta mañana escuche la parte de leyenda que hace referencia al corte de la capa para dársela al mendigo, la segunda parte que nos ofreces no la conocía.
    Aunque la celebración principal de hoy es San Martín de Tours obispo de esta ciudad francesa pero de origen húngaro, en ese programa dijeron que entre otros santo la iglesia celebra hoy también a San Verano que también fue obispo francés.

    Saludos.

    ResponderEliminar