27 maio, 2025

O amor não tem rótulos

 


 Nem tudo na vida acontece como pedimos...mas acontece como Deus quer. O meu filho é autista! Um autismo subtil, quase invisível, mas presente. Só quem vive de perto com casos, reconhece as características nele. 😉Pedi que ele viesse saudável, sem nenhuma condição... mas aceitei,  com o coração inteiro, a vontade de Deus. Não me revoltei. Não me desiludi. Apenas abracei.

O meu amor pelo Francisco nunca tremeu. Pelo contrário, fortalece-se  todos os dias. Ele ouve, fala, sorri, brinca, sonha. É uma criança como qualquer outra. E isso acalma o meu coração de mãe: saber que ele poderá ser autónomo, feliz, e viver o seu caminho com dignidade.

Não sei muito sobre autismo — crescemos sem ouvir falar muito nisso. Mas hoje sei que não é uma doença. É uma condição. Uma forma especial de existir. Uma expressão divina que, para mim, só pode ter vindo com um propósito. Um propósito de amor.

O autismo não define. O amor sim.

E o Francisco terá sempre o meu. Sempre.

Com carinho, 
Daniela Silva 
Alma Leve ✨️

16 comentários:

  1. Amor de mão é mesmo incondicional! Autismo cada vez mais se revelam casos. Que bom ele está bem, crescenso, se desenvolvendo! beijos, chica

    ResponderEliminar
  2. Olá.
    Realmente o amor pode definir muita coisa, ainda mais um filho, vindo de nós. É amor pra vida toda. Respeito a fé de cada pessoa mas tenho muitas dificuldades de ver certas coisas como "vontade de Deus". Mas isso não importa aqui neste momento, Francisco certamente crescerá para uma vida plena, principalmente por ter tido como base, o amor.

    abraços

    ResponderEliminar
  3. Profunda reflexión y muy cierta. El amor no tiene etiquetas y lo cambia todo, Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo23:48

    Sabias palavras e coração cheio de amor.

    ResponderEliminar
  5. Sou irmão de uma cidadã deficiente profunda.
    Uma criança de 56 anos.
    Que agora, depois da morte do nosso pai, está a meu cuidado ainda que à distância.

    ResponderEliminar
  6. Que lindo relato Daniela, conheço crianças com a mesma condição de seu filho Francisco e te digo que são as mais doces que já pude estar junto. É amor demais ,é amor que dura para sempre!!!
    Maravilhosa semana!

    ResponderEliminar
  7. Um amor sem igual.
    Prazer em conhecer seu blog.
    janice.

    ResponderEliminar
  8. Parece-me que o essencial foi dito. Que o Francisco será sempre acompanhado pelo seu amor incondicional. É fora de dúvida que lhe dará a si mais trabalho. Mas também me parece que se encarar o desafio de frente e se preparar para ele lendo sobre, e apoiando-se em quem entende mesmo de autismo, guiada pelo amor que sente, sairão ambos vencedores. É desafio para a vida. Maior que o de outros progenitores. Que nem sempre lhe deixará a alma leve. Mas lhe trará de certeza uma alegria maior a cada pequena vitória. Houve, e ainda deve haver, génios e óptimos profissionais com autismo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. O amor de mãe é incondicional.
    O espetro do autismo é muito amplo indo desde casos profundos a muito ligeiros, ainda bem que o Francisco se encontra nestes últimos e será certamente muito feliz e autónomo, que é o que todos nós pais, pretendemos para o futuro dos nossos filhos. Conheço duas crianças com autismo e ambas super inteligentes, uma delas começou a ler sozinha aos 2 anos de idade e tem uma memória absolutamente incrível.
    Que a vida vos sorria sempre 😊
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Bom dia. Uma excelente quinta-feira com muita paz e saúde. Seu filho é uma bênção de Deus em sua vida. Deus te dará sabedoria e também ajuda de outras pessoas. Grande abraço carioca.

    ResponderEliminar
  11. Quando tirei a primeira licenciatura em Educação não se sabia muito sobre autismo nem sobre o que o causava. Quando tirei a segunda, a situação não se tinha alterado grandemente., simplesmente o espectro aumentara.

    Beijinho para o Francisco , abraço para si.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo22:11

    Ainda segue sendo um tema muito ignorado na sociedade. Muitas pessoas possuem traços autistas e não o sabem. Eu já trabalhei com pessoas com autismo e existem pontos em comum entre todas as pessoas, mas, acima de tudo, são pessoas como todas as outras e é isso que realmente importa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Querida amiga, que bellas palabras nos dejas, me emocionan.
    Francisco es especial, no por ser autista, sino por el gran amor que recibe día a día , lamentablemente hay niños que no saben que se siente al ser tan amados como tu pequeño.
    Me llego al alma tu post. GRACIAS
    ♥️Abrazos y te dejo besitos♥️
    *♥♫♥**♥♫♥**♥♫♥*--*♥♫♥**♥*

    ResponderEliminar
  14. Ser pai é divino. Nossos filhos é o bem mais precioso que existe.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar