17 outubro, 2025

Quando o Halloween Pede Fantasia

Halloween chega sempre com o encanto das noites mais longas, das abóboras sorridentes e das fantasias que despertam sorrisos. Mas, quando pensamos nas crianças pequenas, o desejo maior é que este dia seja vivido com leveza, ternura e magia, sem os disfarces pesados e assustadores que tantas vezes marcam esta celebração.

Tal como o Carnaval, o Halloween pode ser vivido com segurança e alegria, sem exageros e sem pressas. Não há mal nenhum em permitir que as crianças se disfarcem, desde que seja de forma leve, respeitando a sua inocência. Porque o Halloween não tem de ser obrigatoriamente assustador — pode, sim, ser apenas uma festa de imaginação e encantamento.


Há algo de especial em vestir uma criança de abóbora alegre, de frutinha colorida ou de uma simples borboleta que parece voar ao sabor da imaginação. Um coelhinho, uma abelhinha, uma joaninha — todos eles trazem a inocência do brincar, sem medo, apenas com a alegria do riso fácil.

Também a magia cabe neste tempo: pequenas fadas de asas brilhantes, duendes curiosos, estrelinhas que iluminam o escuro. Heróis em versão miniatura, com capas leves que dançam ao vento, lembrando que a coragem também se aprende a brincar. E até um fantasminha sorridente, um morceguinho pequenino ou uma bruxinha simpática podem transformar-se em companheiros de diversão, se forem vestidos com cores vivas e um sorriso no olhar.



No fundo, o segredo está na simplicidade. Um chapéu colorido, uma capa suave, umas asas de tecido ou até um pequeno detalhe na cabeça podem ser suficientes para acender a imaginação. Porque o Halloween, para os mais pequenos, não precisa de ser sobre o medo — pode ser sobre a doçura de brincar sem pressas, sem lágrimas, apenas com a leveza de um sonho partilhado.


Com carinho,

Daniela Silva 🤍

© Direitos Autorais Reservados.

21 comentários:

  1. Qualquer detalhe ( e existem tantos) podem servir para deixar as crianças felizes para nas escolas festejarem a data. Não precisamos de terror!rs...
    beijos prainos, chica

    ResponderEliminar
  2. Uma festa que nunca celebrei mas minha neta adora!!! Bom fim-de-semana 😘

    ResponderEliminar
  3. Qué belleza, Daniela. Tu mirada sobre Halloween es como una caricia en medio del ruido. Has tejido una celebración donde la ternura tiene alas, y los disfraces no ocultan, sino revelan la alegría de ser pequeños. Me emociona imaginar esas mariposas, esos conejitos y estrellas diminutas que no asustan, sino que iluminan.
    Gracias por recordarnos que la imaginación también puede ser suave, y que el juego más profundo es aquel que respeta la inocencia.
    Un abrazo con alma.

    ResponderEliminar
  4. Sweet Halloween babies 🥰😘🎃

    ResponderEliminar
  5. Una fiesta como otras otras que nos llegan de los Estados Unidos de América y que apartan otras costumbres locales en los demás países. En España cuando era como tu hijo ciertas celebraciones no estaban permitidas y anteriormente no se si podrían realizar algunas que recordaran el origen celta de esta celebración, Supongo que en Portugal sería parecido al tener gobiernos parecidos.
    Pero como nos dices los niños actuales celebran esta festividad con la mayor felicidad disfrazándose con los disfraces mas simples o un sencillo maquillaje pictórico.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  6. Boa sexta-feira e bom final de semana, minha querida amiga Daniela. Uma festa que nunca celebrarei

    ResponderEliminar
  7. Nossas netas mais foram a um aniversário com a temática Halloween, onde ganharam um cestinho em forma de abóbora e um em forma de caldeirão de bruxa.Esses cestinhos foram levados à nossa casa para ser exibidos para as primas mais velhas. Em determinado momento a mãe sugeriu que os cestinhos fossem deixados na mesa decorada com aranhas, máscaras e outros brinquedos “assustadores”. Uma delas concordou tranquilamente, mas a outra se recusou a deixar seu caldeirão sobre a mesa.
    Mais tarde, a Lulu fez um comentário sobre sua abóbora e eu disse que ela a levaria quando fosse embora. A reação foi surpreendente:
    - Pode deixar aí, vovô. Fique com ela para você.
    Ao ouvir aquilo, a irmã, uma acumuladora mirim, reagiu na hora:
    - Vovô, você ganhou a abóbora da Lulu. Você dá ela para mim?

    ResponderEliminar
  8. A minha neta mais nova, com 7 anos já tem a casa enfeitada e a fantasia escolhida, ou melhor, uma para a escola e outra para casa. A mais velha de 16 vai fazer uma festinha em casa com as amigas; outra idade, outras escolhas. Um beijinho e um bom fim de semana
    Emília 🌻 🌻

    ResponderEliminar
  9. Beautifully said! 🎃✨ I love how you captured the true spirit of Halloween — it’s all about imagination, joy, and those little magical details that make kids smile. Simplicity really is the sweetest kind of magic! 🧡👻

    ResponderEliminar
  10. Eu nunca celebrei, não faz parte de nossa cultura afinal, mas os mais novos nas escolas celebram e há festas com este tema também. Bom fim de semana! Beijos nas bochechas!😘

    ResponderEliminar
  11. Boa noite, amiga Daniela!

    Estes dias de fantasias, são uma enorme alegria, principalmente para as crianças.

    Gostei bastante, estimada amiga.

    Deixo os votos de um bom fim de semana, com tudo de bom.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Concordo inteiramente com o texto. Pessoalmente, não gosto das decorações e fantasias realmente assustadoras, prefiro sempre as masi fofas e divertidas. Festas devem existir para proporcionar alegria e momentos de relaxamento, e não medo.

    Beijo e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  13. Es una forma sana de divertirse. Te mando un beso

    ResponderEliminar
  14. bonjour daniela tu vas bien
    passe un bon samedi bisou ton amie thérèse

    ResponderEliminar
  15. Gostei
    Bom fim de semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Mi hija adorna mucho la casa, incluso la caravana en el camping y hacen una fiesta de disfraces para los padres y los niños, se pasa muy divertido.

    Abrazos.

    ResponderEliminar
  17. Olá :)
    Nunca fui de ligar ao Halloween.
    Mas agora com os netos a situação mudou :)
    A minha filha mais nova é quem trata da decoração cá em casa.
    É uma loucura!
    Os pequenos adoram e ainda por cima o meu neto Lourenço faz anos a 29 de Outubro.
    Ele é quem vibra mais e nada o assusta, pois sabe que é tudo a brincar.
    Com 3 anos adora as teias e as aranhas, os morcegos e as abóboras os fantasmas e os esqueletos :)
    Gostei de ler o seu texto.
    Abraço e brisas doces ****

    ResponderEliminar
  18. bonjour daniela bon samedi avec ciel bleu
    bisou ton amie thérèse

    ResponderEliminar
  19. Olá, querida amiga Daniela!
    Já comi docinhos deliciosos dos netos no inglês, fase boa, sem maldade por parte deles.
    As pessoas criam barreiras sem necessidade.
    Bom se fantasiar, faz parte da magia da criança.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos fraternos de paz

    ResponderEliminar
  20. E viva a magia e a brincadeira!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  21. Hola Daniela, muy bello tu blogger,
    adornado con esta fiesta que los
    ninos adoran y la disfrutan con sus
    disfraces que eligen.

    Besitos dulces

    Siby

    ResponderEliminar